Os mercados de ações da Europa encerraram o pregão desta terça-feira em direções variadas, recuperando-se parcialmente após uma queda acentuada no setor de tecnologia desencadeada pelos resultados da DeepSeek, uma empresa chinesa de inteligência artificial, no início da semana.
Investidores estão focados na decisão de amanhã do Federal Reserve (o banco central dos EUA) e na reunião do Banco Central Europeu (BCE) agendada para quinta-feira, onde se espera cortes nas taxas de juros por parte da autoridade europeia. Além disso, a temporada de balanços continua no radar.
Desempenho dos Principais Índices
O índice Stoxx 600, abrangendo toda a Europa, subiu 0,42%, atingindo 531,93 pontos.
Em Frankfurt, o índice DAX teve um aumento de 0,74%, a 21.439,00 pontos.
A SAP, importantíssima empresa local, avançou 0,96% ao mostrar interesse em utilizar modelos de IA chineses como o da DeepSeek, caso cumpram requisitos de custo, confiabilidade e privacidade de dados.
Em Londres, o FTSE 100 subiu 0,35%, a 8.533,87 pontos.
O índice britânico mostrou-se resistente à queda no setor de tecnologia devido à baixa exposição das grandes empresas locais a esse segmento, conforme indicado por Ipek Ozkardeskaya, do Swissquote Bank.
Em Paris, o CAC 40 caiu levemente 0,12%, fechando em 7.897,37 pontos.
Na cidade, a gigante de luxo LVMH planeja divulgar resultados após o fechamento do pregão.
Movimentações Notáveis em Empresas e Negócios
A Siemens Energy foi destaque com suas ações subindo 7,41% em Frankfurt após anunciar receitas superiores ao esperado, recuperando-se de uma queda de 20% no dia anterior.
Enquanto isso, em Milão, as ações do Mediobanca reduziram 4,36% após rejeitar uma oferta de aquisição de US$ 14 bilhões do Banca Monte dei Paschi di Siena.
Tal movimento, segundo eles, poderia destruir valor para os acionistas de ambos os bancos.
A Lufthansa está em tratativas para comprar uma participação minoritária na Air Europa, conforme relatado pela Reuters.
Com foco em levantar 475 milhões de euros para pagar empréstimos concedidos pelo governo durante a pandemia, as ações da Lufthansa subiram 1,82% em Frankfurt.
No mesmo contexto, a IAG, que controla a Air Europa, teve um aumento de 0,47% em Madri, onde o Ibex35 subiu 1,42%, a 12.168,00 pontos.
Em Lisboa, o PSI 20 ganhou 0,37%, fechando em 6.490,33 pontos.